quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Ensaio nº4 - Digital

Ensaio nº 4 – Impropriedades Terminológicas – “Digital”

Digital é um adjetivo referente a dígito. Dígito veio do termo digitus em Latim que significa dedo. Por isso digital significa qualquer coisa relacionada com dedos. As antigas máquinas de escrever (Facit, Remington, etc), eram totalmente digitais porque funcionavam pela força dos dedos. Datilografia vem do grego dactilo que, também, significa dedo. São digitais quaisquer tipos de teclado: os teclados de piano, os teclados de qualquer instrumento musical, os teclados de controle remoto, de computadores e, até, as telas que substituem os teclados e são acionadas por toques, podem ser qualificadas por digitais.
As quantidades contáveis nos dedos e, por extensão, os números inteiros contáveis, são digitais. Os algarismos de zero a 9 são digitais porque podem ser contados pelos dedos e representam quantidades contáveis formadoras do conjunto numérico dos naturais (N= {0,1,2,3...}. Os números fracionários e/ou relativos, incluindo os números binários (fonte de produção tecnológica), não se confundem com os números contáveis e, por isso, jamais podem ser chamados digitais. As expressões, Computador digital, televisor digital, som digital ou tecnologia digital, constituem um absurdo terminológico porque os seus temos estão se contradizendo (contradictio in terminis).. Computador digital = contador de dedos. Televisor digital = quem ou que enxerga longe pelos dedos. Som digital = som produzido pelos dedos. Tecnologia digital = tecnologia dos dedos ou produzida pelos dedos. Linguagem digital = linguagem feita por gestos dos dedos, como aquela dos surdos-mudos.
Vi um comercial , pela televisão, dizendo alguma coisa sobre câmera fotográfica digital e fotografia digital. Que eu me lembre isto significa fotografias feitas por lambe-lambe. Aquelas feitas sob alguma marquise de rodoviária por trás de um pano preto, reveladas e manuseadas pelos dedos num líquido próprio. As câmaras e/ou fotografias automáticas ou eletrônicas não podem ser denominadas digitais, porque nada têm a ver com os dedos, a não ser segura-las. È um contra-senso lingüístico para confundir as pessoas. Isto é próprio de alguém mal intencionado querendo confundir e enganar desavisados em proveito de seus interesses.
Qual teria sido a razão desta nomenclatura digital? Seria uma intenção de ocultar a verdade? Na Europa chamaram essa tecnologia de numérica. Tecnologia numérica não está errado. Mas está indeterminado. Apenas os números binários, porque são inteiros e relativos, são próprios para essas novas tecnologias. Os outros números significam quantidades inteiras ou fracionárias, mas não possuem as características representativas de realidade. A relatividade é que abriga a existência espaço-temporal (três dimensões matemáticas extensivas e uma dimensão física de movimento ou tempo). Por esta razão os números binários (relativos) são os únicos que possibilitam a geração tecnológica. Os dígitos são, apenas esporadicamente, utilizados no processo. Por tudo isto, uma conclusão se impõe: é urgente que os meios de comunicação e os comunicadores em geral, revejam a sua linguagem substituindo os termos inadequados á sua missão de comunicar.

Um comentário:

  1. Ouvi na televisão, esta semana, um disparate. Alguém dizia:"som de qualidade digital". Digital é um termo que significa falta de qualidade, rude, primitivo, assim como trabalho manual. É o oposto de virtual, de eletrônico e de tecnologia. As.Carlos.

    ResponderExcluir